Conheça uma forma simples e prática de se investir em Ouro na Bolsa de Valores (B3). Veja a diferença entre os contratos OZ1D, OZ2D, OZ3D e como negociá-los.
O ouro é um metal precioso bastante valioso, com relevância histórica, e considerado a reserva de valor mais importante da atualidade pela maioria dos investidores.
Destacou-se entre as primeiras moedas de troca utilizada pelo homem como forma de pagamento em negociações comerciais de diferentes produtos e mercadorias
O padrão ouro, ou estalão ouro, é um sistema monetário que vigorou durante muitos anos, onde o metal era utilizado como referência na economia global para as moedas de diversos países.
Atualmente, essa commoditie metálica é uma espécie de porto seguro em períodos de maior aversão ao risco, tais como em momentos de crises e recessões econômicas, épocas em que os investidores buscam por mais segurança.
Além de ser um ativo de proteção bastante demandado no mercado financeiro em períodos de turbulências econômicas, também é utilizado como insumo em diversos setores produtivos, tais como:
Fabricação de Joias
Indústria Eletrônica
Indústria de Nanotecnologia
Implantes Médicos
Implantes Odontológicos
Gastronomia de Luxo
Um livro excelente para quem quer aprender mais sobre a tese de investimento em ouro e como investir em metais preciosos é o Pai Rico como investir em metais preciosos, escrito por Michael Maloney.
Além de ensinar a investir em metais preciosos, ele fala sobre os ciclos econômicos, e nos mostra a importância de manter um ativo como o ouro dentro de uma carteira, para melhorar a sua rentabilidade, e obter melhores retornos sobre os investimentos, mesmo em momentos de crises econômicas mundiais.
Aos que queiram aprofundar o conhecimento sobre os ciclos econômicos indicamos o livro de Howard Marks, sócio-fundador da Oaktree Capital Management, Dominando o ciclo de mercado: Aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança.
É o melhor livro sobre o assunto, e ajuda o investidor a identificar as fases do ciclo, de modo a tomar as melhores decisões para cada momento, e investir melhor em momentos de crise.
Dito isto, saiba que existe uma forma simples e prática de comprar, e vender, ouro em nossa bolsa de valores, a B3, e se expor a essa classe de ativo.
É por meio da negociação na Bolsa de Mercadorias & Futuros.
Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F)
A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) é uma associação civil, autonomia financeira, patrimonial e administrativa, ligada à Bolsa de Valores (B3).
A BM&F é fiscalizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
É o ambiente de negociação de ativos tais como commodities, índices, taxas de juros, moedas etc.
Dessa forma, o ouro é negociado na Bolsa de Mercadorias & Futuros em forma de lingotes de ouro fino, fundido por uma companhia refinadora, e custodiado em uma instituição depositária, ambas credenciadas pela B3.
É importante ressaltar que nesse tipo de negociação não é preciso deter o metal em sua forma física.
Na BM&F a commoditie pode ser transacionada tanto em lotes padrões de ouro fino, correspondentes a um lingote de 250 gramas, quanto por meio de lotes fracionários de 10 gramas e de 0,225 gramas, todos com teor de pureza de no mínimo 99,9%.
Essas operações são realizadas no ambiente da B3, onde podem ser negociados os seguintes tipos de contratos (à vista) para esta finalidade:
Contrato OZ1D
Contrato OZ2D
Contrato OZ3D
Esses contratos de negociação de ouro não tem data de vencimento, exigem pagamento à vista (não podem ser operados “a descoberto”) e a sua liquidação financeira acontece em D+1, ou seja, um dia útil após a operação de compra ou de venda.
A liquidação desse contratos, dependendo do seu tipo, pode ser tanto física quanto financeira.
Falaremos agora sobre cada um desses contratos, seus respectivos códigos, e explicaremos a diferença entre eles.
O que é OZ1D?
OZ1D é o código de negociação utilizado na Bolsa de Mercadorias & Futuros para operar (à vista) o contrato de Ouro Spot 250 gramas.
É o contrato padrão de compra ou venda de um lote padrão de ouro fino fundido, correspondente a um lingote de 250 gramas, com grau de 99,99% de pureza.
A liquidação desse contrato pode ser física ou financeira.
O que é OZ2D?
OZ2D é o código de negociação utilizado na Bolsa de Mercadorias & Futuros para operar (à vista) o contrato de Ouro Spot 10 gramas.
É o contrato para negociar lotes fracionários de 10 gramas de ouro fino fundido, com 99,99% de pureza.
É importante destacar que esse tipo de contrato de 10 gramas não pode ser liquidado fisicamente.
Para que seja a permitida a retirada física do ouro neste tipo de contrato (OZ2D) é necessário que o investidor acumule no mínimo o total de 250 gramas, ou seja, a quantidade de um lote padrão (contrato OZ1D).
O que é OZ3D?
OZ3D é o código de negociação utilizado na Bolsa de Mercadorias & Futuros para operar (à vista) o contrato de Ouro Spot 0,225 gramas.
Esse é o contrato para comprar ou vender lotes fracionários de 0,225 gramas de ouro fino fundido, com 99,99% de pureza.
Saiba esse tipo de contrato também não pode ser em liquidado fisicamente.
Para que seja a permitida a retirada física do ouro neste tipo de contrato (OZ3D) é necessário que o investidor acumule no mínimo o total de 250 gramas, ou seja, a quantidade de um lote padrão (contrato OZ1D).
Dessa forma, a principal diferença entre esses três tipos de contratos é a quantidade de ouro que está sendo negociada.
Se você está procurando um guia para investir em metais preciosos, o livro "Pai Rico: Como Investir em Metais Preciosos" escrito por Michael Maloney é uma ótima escolha.
O livro ensina ao leitor como se beneficiar dos ciclos econômicos e ganhar dinheiro investindo em ouro e prata, mesmo em períodos de crises econômicas.
Como negociar (OZ1D, OZ2D, OZ3D) na Bolsa de Mercadorias & Futuros?
Para realizar operações de compra, ou de venda, à vista, desses contratos de ouro na Bolsa de Mercadorias & Futuros, você deve acessar o home broker de sua corretora.
Aprenda a escolher uma corretora e todos os passos para investir na bolsa, do zero, lendo o nosso artigo: Como Investir na Bolsa de Valores: Passo a Passo para Iniciantes.
Como comprar OZ1D?
Para negociar o contrato OZ1D na bolsa de valores, após ter transferido o dinheiro para a sua corretora, você deve acessar o home broker e realizar os seguintes passos:
Digitar e adicionar o Código OZ1D na plataforma de negociação do meu Home Broker.
Em seguida, clique no código recém cadastrado para criar a respectiva boleta de compra.
Preencha todos os dados da ordem, tais como: tipo, preço e quantidade.
Confirme e aguarde a sua ordem ser executada.
Esse é o contrato de Ouro Spot que demanda o maior valor financeiro para realizar a negociação.
Por envolver elevados recursos financeiros, torna-se inacessível para a maioria dos investidores pessoa física.
Dessa forma, para os investidores que não disponham do montante de recursos financeiros suficientes para negociá-lo, existem os contratos OZ2D e OZ3D, que são mais acessíveis.
Como comprar OZ2D?
Para negociar o contrato OZ2D na bolsa de valores, após ter transferido o dinheiro para a sua corretora, você deve acessar o home broker e realizar os seguintes passos:
Digitar e adicionar o Código OZ2D na plataforma de negociação do meu Home Broker.
Em seguida, clique no código recém cadastrado para criar a respectiva boleta de compra.
Preencha todos os dados da ordem, tais como: tipo, preço e quantidade.
Confirme e aguarde a sua ordem ser executada.
O valor financeiro necessário para operar um contrato OZ2D é 25 (vinte e cinco) vezes menor do que para o contrato OZ1D, tornando-o mais acessível.
Como comprar OZ3D?
Para negociar o contrato OZ3D na bolsa de valores, após ter transferido o dinheiro para a sua corretora, você deve acessar o home broker e realizar os seguintes passos:
Digitar e adicionar o Código OZ3D na plataforma de negociação do meu Home Broker.
Em seguida, clique no código recém cadastrado para criar a respectiva boleta de compra.
Preencha todos os dados da ordem, tais como: tipo, preço e quantidade.
Confirme e aguarde a sua ordem ser executada.
Esse é o contrato de Ouro Spot mais acessível aos pequenos investidores, pois é o que demanda o menor valor financeiro para ser negociado na BM&F.
Recomendamos a leitura do livro "Pai Rico Como Investir em Metais Preciosos", escrito por Michael Maloney, como leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em investimentos em ouro e proteção financeira.
Com uma linguagem envolvente e exemplos reais, o livro nos ensina a diversificar seus portfólios e proteger seu patrimônio contra a volatilidade e crises do mercado.
Como Calcular o Valor do Contrato?
É importante que você tenha muita atenção neste ponto. Essa é a dúvida mais comum dos investidores que estão iniciando a operar nesse mercado.
A cotação dos contratos OZ1D, OZ2D e OZ3D varia de acordo com o preço do grama de ouro em reais.
Um fato que gera muitas dúvidas aos investidores é como calcular o valor de cada um desses contratos.
Nesse sentido, é importante ressaltar que quando você consulta a cotação de OZ1D, OZ2D, OZ3D em sua corretora, por exemplo, aquele valor mostrado em tela não é do contrato, mas sim de apenas 1 grama de ouro.
Por esse motivo, os três códigos têm cotações parecidas, geralmente com pequenas variações, a depender do volume negociado na data.
No entanto, é importante reforçarmos que essas cotações referem-se ao preço de negociação de apenas 1 grama de ouro. Não são o valor de negociação da ordem/contrato.
É possível calcular o valor de cada um desses contratos da seguinte forma:
Para o OZ1D você deve multiplicar o preço do grama por 250.
Para o OZ2D você deve multiplicar o preço do grama por 10.
Para o OZ1D você deve multiplicar o preço do grama por 0,225.
Exemplo OZ1D: Se a cotação de 1 (um) grama de ouro estiver em R$284,90, por exemplo, seria preciso que o investidor dispusesse do montante de R$71.225,00 para realizar essa operação.
Exemplo OZ2D: Se a cotação de 1 (um) grama de ouro estiver em R$281,00, por exemplo, seria preciso que o investidor dispusesse do montante de R$2.810,00 para realizar essa operação.
Exemplo OZ3D: Se a cotação de 1 (um) grama de ouro estiver em R$281,00, por exemplo, seria preciso que o investidor dispusesse do montante de R$63,22 para realizar essa operação.
Podemos observar que as negociações do contrato OZ1D envolvem valores elevados, pois o valor mínimo necessário para a sua compra é equivalente a 250 gramas de ouro.
Cotações do Ouro
Você pode consultar facilmente a cotação do ouro no home broker se sua corretora ou em sites tais como o ADVFN.
A cotação do ouro varia ao longo do tempo, de modo a refletir diversos fatores, tais como demanda, oferta, expectativas do mercado internacional, mercado interno, e a variação do dólar.
No Brasil, diferentemente das bolsas estrangeiras, onde o contrato é transacionado em relação a onça Troy, o ouro é negociado em reais por grama do metal.
Dessa forma, em nossa bolsa de valores, a cotação é dada em nossa moeda oficial, o real, por grama de ouro.
A cotação do ouro pode conter até três casas decimais e a sua oscilação mínima de apregoação é de R$0,001 por grama de ouro.
Taxa de Custódia
É uma taxa cobrada, de periodicidade mensal, proporcional ao tempo em que o ativo ficar custodiado.
Ela é provisionada diariamente de acordo com o valor financeiro que se tem sob custódia.
A taxa de custódia é calculada da seguinte forma:
O PUd é o preço médio do grama de ouro OZ1 no dia. A Qtded é quantidade de gramas de ouro fino depositada pelo investidor no dia (no mínimo 100 gramas). E o ÚltDia é o último dia do mês referente à taxa.
Dessa forma, temos:
[(preço médio do OZ1D no dia) × (0,121%) × (quantidade de grama)] ÷ 30
Custos operacionais
Os custos operacionais são compostos pela taxa operacional básica e pelas taxas da bolsa.
Taxa Operacional Básica
A taxa operacional básica, que incide sobre o valor da operação, é de 0,4% para operações normais para os contratos OZ1D, OZ2D e OZ3D.
Para as operações de day trade a taxa operacional incidente varia de acordo com o tipo de contrato. Veja a tabela abaixo (Fonte B3):
Contrato | Operação Normal | Day Trade |
OZ1D | 0,1% | |
OZ2D | 0,4% | 0,4% |
OZ3D | 0,4% | 0,4% |
Taxas da Bolsa
Já as taxas da bolsa, que são os emolumentos e as contribuições para o Fundo de Garantia, são de 6,32% da taxa operacional básica.
Imposto de Renda
Para operações comuns há incidência de Imposto de Renda (IR) de 15% sobre o ganho de capital obtido entre a compra e venda do ouro, em caso de rendimentos acima de R$ 20.000,00. Abaixo desse valor, da mesma que forma que ocorre nas negociações de ações, há isenção desse imposto.
Já a tributação de imposto de renda para as operações de day trade (iniciadas e encerradas no mesmo dia) é de 20% sobre o ganho líquido, independente do valor da operação.
É importante ressaltar que o recolhimento do imposto devido é de responsabilidade do investidor, e deve ser pago por meio de um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
O DARF referente ao imposto devido pelo investidor deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente ao que aconteceram as operações.
Rentabilidade do Ouro
Apesar do ouro ter sido um investimento de destaque nos últimos anos, atingindo cotações recordes em 2020 e 2022, historicamente, a sua rentabilidade no longo prazo não foi interessante, e perdeu para a de títulos públicos e do retorno obtido no investimento em ações.
Veja o gráfico abaixo, retirado do livro Investindo em Ações no Longo Prazo: O Guia Indispensável do Investidor do Mercado Financeiro, de Jeremy J. Siegel.
Para longos períodos de tempo, conforme observado o gráfico apresentado, podemos concluir que o ouro funcionou basicamente para manutenção do poder de compra e como um tipo de proteção contra a inflação.
Essa obra de Jeremy Siegel é de leitura obrigatória aos que queiram alcançar o sucesso nos investimentos no longo prazo. Escrevemos um artigo exclusivamente sobre este livro: Recomendação de Leitura: Investindo em Ações no Longo Prazo (O Guia Indispensável do Investidor)
Você pode encontrar o livro por um ótimo preço na Amazon e receber em sua casa. Trata-se de um excelente leitura.
Dessa forma, para investir da forma assertiva neste tipo de ativo, é importante entender bem os ciclos de mercado e as suas fases. Para identificar os melhores momentos para comprar, ou vender, o metal.
De acordo com a fase do ciclo de mercado que a economia se encontrar, o investidor deveria tomar a decisão adequada para o momento, tal como: aumentar, manter, ou reduzir, a exposição de sua carteira ao metal precioso.
Para aprender mais sobre os ciclos de mercado, suas fases, e sobre a melhor forma de investir em metais preciosos, reforçamos as nossas sugestões de leitura dos livros:
Vale a Pena?
Investir em ouro por meio da Bolsa de Valores, especificamente na BM&F, via contratos OZ1D, OZ2D e OZ3D vale a pena? É uma boa opção?
Primeiro, é importante lembrar que o investimento em ouro pode desempenhar um papel relevante na composição da carteira de um investidor, pois conta com características importantes, tais como:
Reserva de valor
Alta Liquidez
Proteção em momentos de Crise
Diversificação da Carteira
Proteção Patrimonial contra escaladas inflacionárias
Investir ou não em metais preciosos é uma questão relativa e depende da estratégia de investimentos de cada um.
Existem grandes investidores de sucesso que defendem a tese de se investir em metais preciosos, como por exemplo o Ray Dalio (gestor e o fundador da Bridgewater Associates), como também existem outros que não investem nesse tipo de ativo.
Neste último caso podemos citar o megainvestidor Warren Buffet, que prefere alocar o capital em empresas geradoras de caixa.
Mesmo seguindo estratégias distintas em relação ao ouro, ambos os tipos de investidores alcançaram o sucesso.
No mercado financeiro existem diversos caminhos para se alcançar o sucesso, e cada investidor pode construir o seu.
Nesse sentido, reforçamos a nossa sugestão de leitura do livro Pai Rico como investir em metais preciosos, escrito por Michael Maloney.
É a leitura ideal para os investidores que queiram implementar uma estratégia de investimento em metais preciosos, no intuito de potencializar os retornos sobre os seus investimentos, e de forma harmoniosa com as demais classes de ativos contidos em sua carteira.
Dessa forma, para os investidores que desejarem manter uma posição em ouro em sua carteira de investimentos, de forma simples, prática e segura, acreditamos que investir nesse metal precioso por meio dos contratos de Ouro Spot (OZ1D, OZ2D e OZ3D) trata-se de uma opção interessante.
Além disso, realizar operações de compra, ou de venda, por meio desses tipos de contratos, conta com a liquidez, a praticidade, e a segurança do mercado financeiro.
Não deixe de ler os nossos artigos:
Veja as respostas para algumas perguntas frequentes sobre o assunto deste artigo. Caso ainda fique com alguma dúvida, escreva nos comentários.
Qual o valor mínimo para investir em ouro?
O valor mínimo para investir em ouro varia de acordo com o tipo de investimento. Dentre as opções mais acessíveis para comprar ouro, destacam-se o ETF GOLD11, com cotas sendo negociadas a R$9,37, e o contrato (à vista) OZ3D que está custando em torno de R$63,22 (ambos com base nas cotações médias de agosto de 2022).
É seguro investir em ouro?
Qual é o ETF do ouro?
O que é ETF?
Quanto vale 1 grama de ouro 2022?
Qual é o valor de 1 kg de ouro?
Para aprender mais sobre investimento em ouro assista o vídeo: Guia completo do investimento em Ouro | Por que e como investir no metal.
Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.
Sago Investimentos
DISCLAIMER: Este artigo não se trata de recomendação de compra, ou de venda, de ouro ou qualquer ativo do mercado financeiro. O nosso conteúdo representa apenas a nossa opinião sobre investimentos e o mercado financeiro.
Comentários