Neste artigo falaremos sobre o Índice Big Mac, um importante e curioso índice econômico, apresentaremos a sua fórmula de cálculo, e discutiremos a sua utilização.
O que é o Índice Big Mac?
O Índice Big Mac (Big Mac Index) foi criado no ano de 1986 pela revista britânica The Economist, e é calculado com base no preço do Big Mac, em dólares, vendido nos Estados Unidos.
A partir de então, é possível realizar a comparação dessa informação com o preço de venda do Hambúrguer nas demais unidades do McDonald’s espalhadas ao redor do mundo.
Destaque-se que o McDonald's Corporation é a maior rede mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, possui mais de 38.000 restaurantes, serve cerca de 68 milhões de clientes por dia, e está presente em mais de 120 nações.
O Índice Big Mac coleta dados de mais de 59 países. Então, ele possibilita a medição do valor das moedas dos países em relação ao seu poder de compra.
O Hambúrguer
O Big Mac se destacou como um produto ideal para a criação desse tipo de índice por se tratar de um hambúrguer vendido e comercializado da mesma forma em todos os países. Durante o seu processo produtivo são utilizados os mesmos ingredientes, independente da localidade.
Dessa forma, considerando que o hambúrguer do McDonald’s é um produto homogêneo, padronizado, e vendido em diversos países, ele permite a comparação do poder de compra dos consumidores em suas moedas locais.
Como calcular o Índice Big Mac?
Para se calcular o índice Big Mac basta dividir o preço do Big Mac na moeda local de um determinado país, pelo preço em dólar do Big Mac nos Estados Unidos multiplicado pela taxa de câmbio entre as duas moedas.
O resultado dessa operação deve ser subtraído de 1. Veja a Fórmula abaixo:
Índice Big Mac = [(Preço do Big Mac no País) / (Preço do Big Mac nos EUA x Taxa de Câmbio)] – 1 |
Ressalte-se que para encontrar a taxa percentual do índice basta multiplicar esse resultado por 100.
Para que você compreenda melhor a metodologia de cálculo, vamos aplicar a fórmula a um exemplo prático!
Consideremos os seguintes Dados:
|
Preço do Big Mac no Brasil: R$22,90 Preço do Big Mac nos EUA: U$5,97 Taxa de Câmbio: 5,17 |
Agora vamos utilizar os dados acima na fórmula e calcular o índice.
Índice Big Mac = [ R$22,90 / ( U$5,15 x 5,97)] – 1
Índice Big Mac = [ R$22,90 / 30,75 ] – 1
Índice Big Mac = [ 0,745 ] – 1
Índice Big Mac = -0,255
O resultado foi de -0,255, que em percentual é igual a -25%.
O que esse resultado representa?
Vamos Interpretar o resultado do cálculo obtido em nosso exemplo prático.
O índice de -0,255 resultado pela fórmula significa que o Big Mac comercializado no Brasil está 25,5% mais barato que o Big Mac vendido nos Estados Unidos.
Taxa de Câmbio Implícita
Vamos falar agora um pouco sobre a Taxa de Câmbio Implícita e a sua utilização.
Como apresentado acima, em 2022, um Big Mac no Brasil está sendo comercializado pelo valor de R$22,90, e por U$5,97 nos Estados Unidos.
Dessa forma, se dividirmos o preço de venda no Brasil pelo preço de venda nos EUA, encontramos a taxa de câmbio implícita, que neste caso é de 3,84.
Isso posto, a diferença entre esta taxa de câmbio implícita de 3,84 e a taxa de câmbio real de 5,17 nos indica que o real está 25,72% desvalorizado em relação ao dólar.
Ou seja, de acordo com esse resultado, também pode-se concluir (de forma lógica) que o dólar está apreciado frente ao real. e a taxa de câmbio atual deveria ser de R$3,84.
Paridade de Poder de Compra
Nesse contexto, observadas as características do famoso hambúrguer, e os cálculos apresentados neste artigo, é possível concluir que o índice Big Mac destaque-se como um importante indicador econômico, e de grande utilidade, para se analisar a Paridade de Poder de Compra (PCC) a nível global.
O PCC é uma métrica alternativa à taxa de câmbio, utilizada para se comparar o poder de compra entre países.
Para tal é necessário considerar a quantidade de moeda necessária para comprar adquirir um bem ou serviço em uma localidade, e compará-la com a quantidade necessária para adquirir o mesmo produto em outro país.
O poder de compra indica a capacidade das pessoas de uma determinada localidade adquirir uma cesta de bens ou serviços.
De acordo com a teoria da Paridade do Poder de Compra, no longo prazo, a taxa de câmbio entre as moedas de dois países tenderia a se movimentar para um patamar em que cestas idênticas de produtos e serviços, nesses países, teriam o mesmo preço.
Nesse sentido, o índice Big Mac é uma referência global que permite analisar a taxa de câmbio entre países, e identificar quando a mesma está apreciada ou depreciada, em relação ao dólar.
Ranking Mundial de preços do Big Mac em 2022
Atualmente, na lista dos países do Big Mac mais caro do mundo, o Brasil está na décima sexta quinta, com o Big Mac custando U$4,25.
Destaque-se que o preço do hambúrguer subiu 123% nos últimos 10 (dez) anos no Brasil.
A Suíça está em primeiro lugar e os Estados Unidos estão na sexta posição neste ranking.
Veja os países que compõem as 15 (quinze) primeiras colocações do ranking.
RANKING GLOBAL - TOP 15 |
01º - Suíça – R$ 36,58 02º -Noruega – R$ 33,93 03º -Estados Unidos – R$ 30,85 04º -Suécia – R$ 30,74 05º -Uruguai – R$ 28,83 06º -Israel – R$ 28,40 07º -Canadá – R$ 28,24 08º -Venezuela – R$ 26,86 09º -Zona Euro – R$ 26,28 10º -Reino Unido/Dinamarca – R$ 25,59 11º -Emirados Árabes – R$ 24,58 12º -Nova Zelândia – R$ 24,42 13º -Austrália – R$ 24,37 14º -Singapura – R$ 24,37 15º -Brasil – R$ 22,90 |
Fonte: The Economist/Statista |
O assunto é útil e muito interessante não é mesmo?
Assista o vídeo "Índice Big Mac: o que o preço do lanche mostra sobre a economia dos países?".
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