top of page
Post: Blog2 Post
Livros até R$20
Foto do escritorSago Investimentos

Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais por Recomposição Salarial de 9% em 2024

Servidores Públicos Federais Planejam Greve Unificada por Aumento em 2024


Greve Unificada dos Servidores Públicos Federais por Recomposição Salarial de 9% em 2024

Servidores públicos federais cogitam a possibilidade de uma greve unificada para pressionar por um aumento salarial ainda em 2024.


O movimento, que pode ganhar força ainda em janeiro, surge como resposta à contraproposta de reajuste salarial.


Caso a contraproposta não obtenha resultados satisfatórios, diversas categorias que já estão se mobilizando individualmente para paralisações podem unir forças em um dia nacional de greve.


A contraproposta do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), que representa mais de 200 mil servidores federais, pede para que o reajuste anunciado pelo governo ao próximo biênio seja antecipado para este ano, além de uma equiparação entre carreiras públicas federais.


Greve Unificada


O presidente do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, destacou que o objetivo é unificar os calendários de paralisação das diversas categorias, tornando a greve uma ação conjunta.


Segundo ele, a discussão sobre a possível greve unificada será realizada entre os representantes das carreiras, e uma reunião para iniciar as conversas está prevista para a terceira semana de janeiro.


A mobilização dos servidores depende da resposta do governo à contraproposta protocolada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.


O documento solicita a antecipação do reajuste anunciado para o próximo biênio, além de equiparação salarial entre as carreiras públicas federais.


Recomposição Salarial


A contraproposta apresentada pelas entidades representativas do Poder Executivo Federal propõe um reajuste salarial em três parcelas: 9% em maio de 2024, 7,5% em maio de 2025 e 7,5% em maio de 2026.


A proposta também inclui o compromisso de equiparação dos auxílios alimentação, per capita da saúde complementar e assistência pré-escolar aos valores praticados nos Poderes Legislativo e Judiciário até o final de 2026.


Posição do Governo


O governo federal ainda não se manifestou sobre a possibilidade de uma greve unificada dos servidores públicos federais.


Gostou do nosso conteúdo? Salve o nosso site em seus favoritos e nos acompanhe nas redes sociais.


Sago Investimentos


DISCLAIMER: Nossos artigos não se tratam de recomendação de compra ou de venda de quaisquer ativos do mercado financeiro.

ความคิดเห็น


Inscreva-se Grátis

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo. Seja o primeiro a receber as últimas notícias e atualizações sobre investimentos e educação financeira.

Obrigado por se inscrever!

Livros em Oferta na Amazon
bottom of page